Readers são aqueles livrinhos desenhados para quem está aprendendo inglês.
Sempre que alguém me pergunta: "O que posso fazer para me desenvolver mais rápido? Como posso melhorar o uso de estruturas? Como posso aprender a usar o Present Perfect? Como faço pra entender esses malditos phrasal verbs? Como vou saber que preposition usar, at, on ou in?"
A resposta para todas essas perguntas é a mesma: se coloque em contato com a língua.
Ser um aluno assíduo, estar presente em todas as aulas, não é o bastante. E, cá entre nós, tem muita gente que nem na aula vai e ainda acha que vai aprender, né? Mas reafirmo, estar presente nas aulas não é o bastante. Tem que treinar em casa, tem que fazer homework e tem que buscar toda e qualquer oportunidade de estar em contato com a língua.
E, pra quem mora em um país onde o inglês não é a língua falada e ensinada nas escolas, os readers são uma belíssima mão na roda.
Seu professor de inglês já deve ter pedido (ou mandado) você ler algum reader. Mas não espere ele pedir. Corre atrás. O lucro é todo seu.
Mas aí o cara me pergunta: "Mas qual reader devo ler?"
E eu respondo: "Depende."
Depende do seu gosto, depende da sua disposição, mas, acima de tudo, depende do que você já está apto a fazer com a língua.
Ler um reader muito fácil vai te entediar e você rapidinho larga ele num banco de praça.
Ler um reader muito difícil, vai te estressar, te frustrar e você rapidinho faz uma fogueira com ele.
Então tem que escolher baseado nisso.
Agora, pra quem não tem o hábito de ler nem em português, eu sugiro começar com alguma coisa um pouco mais leve, um pouco mais fácil do que seria o ideal. É que nesse caso, você tem duas habilidades pra treinar: uma é o inglês e a outra é ler mesmo.
Mas com força, fé e coragem, independentemente de você ser um ávido leitor ou não, você vai se beneficiar muito da leitura de readers.
Agora, como tudo o mais, tem que virar um hábito. Ler um livro a cada ano bissexto só serve pra deixar a consciência menos pesada.
Ó, os readers que eu mais gosto são os da McMillan e os da Penguin. Nos links abaixo, você pode acessar os testes que essas editoras oferecem e descobrir qual o nível se encaixa com o que você já domina do inglês.
Let's do this thing!
Penguin
McMillan
E o melhor de tudo é que as duas editoras costumam oferecer os readers com um cdzinho de áudio pra você também ouvir a história e treinar listening e pronunciation.