Pense nisso:

Estranho é igual sabonete: quanto mais você usa, menor ele fica.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Are you ready?

Ultimamente muita gente tem me perguntado sobre provas e exames com certificação internacional.  FCE, TOEFL, CPE, etc... Em geral, as pessoas querem saber se estão prontas para fazer algum desses testes. Então resolvi postar aqui um endereço bacana que descobri passeando pelo site da Universidade de Michigan onde existe um teste rápido online e gratuito para você ter uma idéia do que você é capaz de fazer. É óbvio que, se você pretende começar a estudar, você deve passar por uma entrevista oral também, que vai confirmar seu nível ou ver se, de repente, sua produção oral está além (ou aquém) do nivelamento feito por escrito. Mas esse testezinho é muito eficiente para avaliar sua intimidade com a língua (tem inclusive uma parte de listening).

Clica aí:

Teste Escrito
Teste de Compreensão Auditiva (listening)

Para você ter uma idéia melhor do que esse teste te diz, é importante você conhecer, ainda que minimamente, o Common European Framework (CEFR). O site oficial está aqui. Mas, na Wikipedia, tem uma explicação bastante didática (clique aqui para ver a página). Em todo o caso, eu resumo a idéia aqui.

O CEFR é uma referência baseada em uma longa pesquisa para nivelar estudantes de línguas estrangeiras (primariamente, o inglês) de modo uniforme no mundo todo. Quando você faz um exame para certificado internacional, esse exame te posiciona dentro dessa referência como um aluno A1 ou A2 (capaz de fazer um uso básico da língua, capaz de "se virar"), B1 ou B2 (um usuário independente da língua), e C1 e C2 (um usuário proficiente da língua, ou seja, alguém que é capaz de se comunicar em qualquer situação, com desenvoltura comparável à de um falante nativo). Você pode pensar assim, usando a nomenclatura corrente na maioria das escolas de inglês no Brasil: A - Básico; B - Intermediário; e C - Avançado/Fluente.

A figurinha abaixo relaciona os testes de Cambridge (os britânicos, os mais famosos) e os de Michigan (americanos) com o CEFR.


Agora, vai lá nos links que postei no início do post e descobre onde você se encaixa.

Um comentário:

  1. Olá ! Sou aluna Number one Divinópolis e terminei essa semana o DYO4 - ENT . Adorei seu blog e suas dicas , serei leitora assídua e recomendarei. Até breve, Lidia .

    ResponderExcluir