Pense nisso:

Estranho é igual sabonete: quanto mais você usa, menor ele fica.


segunda-feira, 22 de junho de 2009

You gotta walk the walk - Anyone

Eu vejo muita gente procurando uma fórmula secreta pra fazer um monte de coisas: pra casar, pra ficar rico, pra aprender inglês... É, vamos falar do que estamos aqui pra discutir, né?
A verdade mesmo é que não existe fórmula. Só uma coisa é certa, cê tem que criar oportunidades de ter contato com a língua.
Tem gente que gosta de música, tem gente que gosta de ler, tem gente que gosta de cinema... e todas essas atividades podem te ajudar a desenvolver. O importante é saber separar a hora de levar a namorada pra pegar um cineminha da hora de sentar pra destrinchar um filme. Tem que ter um grau de dedicação aí!
Para um cara que ainda tá engatinhando em inglês, essas coisas não são tão fáceis. Ele vai depender muito mais da ajuda que o professor puder dar, com dicas, com exercícios extras. Mas até esse cara precisa lembrar que a responsabilidade tá na mão dele. Se você ainda não consegue ler um livro em inglês, releia o que você trabalha na sua aula, refaça exercícios. O lance é estar em contato com a língua o tempo todo.
Pra galera com alguma bagagem, assistam Spider Man! Lembra o que o Uncle Ben fala para o Peter Parker: com grandes poderes surgem grandes responsabilidades. Quanto mais você se desenvolve, mais você é o responsável pelo seu desenvolvimento.
E nunca hesite em pedir ajuda pra quem tá na sua frente. Pode ser seu professor, mas também um amigo que sabe mais inglês que você. Quem já passou pelo que você está passando, pode certamente te mostrar alguns atalhos.
Mas, o mais importante de tudo isso é o seguinte: cê tem que querer e fazer por onde. Você pode estudar nas melhores escolas do Brasil e do mundo, mas se você não fizer a sua parte, não tem santo que te ajude, viu? Não tem fórmula, mas certamente, existem algumas coisinhas que funcionam pra todo mundo: ser assíduo e fazer a tarefa de casa.

p.s.: You gotta walk the walk. - No filme Full Metal Jacket (Nascido para Matar) de Stanley Kubrick tem uma cena muito legal quando dois soldados se estranham e começam a se peitar. Quando um deles (o Joker) dá uma resposta espertinha no outro (Animal Mother), esse outro pergunta pra ele: "You talk the talk. But do you walk the walk?" Minha interpretação (e outras sempre serão bem vindas), "cê fala bem, mas cê tem atitude?"

2 comentários:

  1. Vc é bom de teoria... mas e na prática?

    bom texto.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. I'm a human being who has feelings... and a drama queen! LOL
    Now seriously, I've been working hard, bro, really hard, on making myself a better person. Perfection can never be achieved. And I don't think that's a problem. What matters is that you keep trying, keep fighting. And we'll fall. But we'll also know that, whenever that happens, we can always pick ourselves up and walk again.

    p.s.: Especially when I have a friend like you who has always been there to help me up.

    ResponderExcluir